A 4ª Feira Literária de São Pedro da Aldeia (FLISPA), encerrada na última sexta-feira (08/11), transformou a Casa dos Azulejos em um ponto de encontro para amantes da literatura, oferecendo uma programação repleta de atividades culturais e educacionais para todas as idades. Com apresentações de dança, contação de histórias, saraus, lançamentos de livros e uma série de bate-papos, o evento reforçou o papel da literatura na construção do conhecimento e na preservação da cultura local.
A realização de um evento como a FLISPA é fundamental para fortalecer o cenário literário na cidade, incentivando a leitura, promovendo autores locais e proporcionando um espaço de integração entre escritores e leitores. Além de incentivar a educação e a valorização da história regional, a FLISPA promove um ambiente de inclusão e troca de ideias, essencial para a formação de uma sociedade mais consciente e culturalmente ativa.
No primeiro dia, o organizador e escritor Renato Fulgoni deu as boas-vindas ao público, que também pôde prestigiar uma conversa emocionante com Janaína da Cunha e Zuleica Tani, descendentes de Euclydes da Cunha e Monteiro Lobato, respectivamente. Na sexta-feira, o encerramento contou com novos membros empossados na Academia de Letras de São Pedro da Aldeia (ALSPA), além de sorteios de cursos oferecidos por faculdades locais, mostrando o compromisso da FLISPA com a educação e o desenvolvimento cultural de São Pedro da Aldeia.
"Fiquei muito feliz com a realização da 4ª FLISPA, um sonho que a cada ano se torna realidade. Mas, este ano, fiquei extremamente contente com a participação ativa dos alunos da Rede Estadual de Ensino e de colégios particulares. Isso só reforça que estamos no caminho certo para colocar a literatura de São Pedro da Aldeia em destaque para as novas gerações. Espero poder motivar cada vez mais os professores, diretores e todos os responsáveis, para que possamos, a cada ano, trazer estudantes, jovens e crianças para o mundo literário", destacou Renato Fulgoni.
Realizada pela Aldeia Editora com apoio cultural da Academia de Letras, da Prefeitura de São Pedro da Aldeia e da Secretaria de Turismo e Cultura, a FLISPA também contou com o patrocínio de instituições de ensino e empresas locais, reafirmando seu compromisso em fazer da literatura uma ponte para o conhecimento e o pertencimento cultural. A 4ª edição da FLISPA superou expectativas, deixando um legado de incentivo à leitura e à valorização das nossas raízes literárias.
Patrocínio de:
- Centro Educacional Professor Elias
- Colégio Silva Serpa
- Escola Disneylândia
- Yázigi
- Faculdade São Luís
- Centro Universitário UNIFACVEST
- Livraria da Aldeia
Rede Social